Alunos e Professores da Unidade Escolar Governador Pedro Freitas passaram a por em prática um pouco dos estudos didáticos que aprenderam em sala de aula na ultima sexta feira (24), quando aconteceu a Feira de Ciências da referida escola.
A Escola Governador Pedro Freitas de uma forma geral vem elaborando durante todo exercício curricular atividades a serem desempenhadas com o objetivo de realizar o ato de educar o aluno.
A Feira de Ciências é um dos principais eventos que vem acontecendo na escola juntamente com outros que são aplicados ao desenvolvimento de atividades extra classe que estão sendo destacados na educação.
Quando é incentivada a criatividade, os alunos passam a descobrir do que eles gostam e quais são os seus potenciais. As feiras de ciências podem representar uma forma de empoderar o aluno para aprender de uma forma diferente. Não é como uma coisa que o aluno precisa ler em um livro, decorar e responder em uma prova para receber uma nota. A Feira de ciências pode ser muito intensa e envolve uma série de desafios, que vão desde a formulação do projeto até a dificuldade encontrada pelos estudantes para conseguir recursos para a realização de seus projetos.
Os Professores estiveram lado-a-lado acompanhando seus alunos na exibição das atividades e projetos que foram expostos durante a amostra da Feira de Ciências.
O Professor Edson Rodrigues da Silva, que ministra a disciplina de Química, juntamente com seus alunos trabalharam o tema: “Química Ambiental: Usina Eólica”. Este é um tema atual e consegue contextualizar vários aspectos, como: o social, ambiental, cientifico e cultural.
Desta forma cada projeto apresentado objetiva desenvolver nos alunos que estão inseridos na pesquisa, uma postura crítica perante a sociedade e a ciência, com o intuito de conscientizar os discentes e a comunidade sobre a prática da educação ambiental através de uma atitude altamente sustentável.
Os alunos por sua vez puderam mostrar os benefícios da energia eólica e suas principais vantagens, a energia eólica no Brasil, como ela é produzida e seu crescimento nos últimos anos.
O Projeto Babaçu que teve a orientação da Professora Socorrinha Saraiva da pasta de Biologia, mostrou a grande utilidade e o potencial de nosso babaçu. Os alunos se envolveram na pesquisa com uma grande intensidade para o descobrimento dos benefícios do babaçu.
A Professora Daniele Alves da disciplina de Física, juntamente com seus alunos passaram a investir na pesquisa sobre a “Reflexão e Refração da Luz”,entre outros projetos que os alunos se propuseram a desenvolver relacionados com as vária leis que a física nos propõe a desenvolver em nosso dia-a-dia.
A problemática das doenças sexualmente transmissíveis também foram abordadas na feira, onde alunos procuravam orientar os visitantes sobre o uso dos preservativos corretamente. E os vários tipos de doenças que podem ser adquiridas sem o uso dos mesmo.
A Professora Débora Câmara responsável pela disciplina de química, juntamente com seus alunos passaram a pesquisar sobre os modelos anatômicos e a aplicação das Leis de Newton, nas várias pesquisas apresentadas pelos alunos, todas muito bem elaboradas. Dentro desse processo, o papel do professor orientador vai além de apenas acompanhar o desenvolvimento do projeto. Ele deve ser um provocador que acredita no potencial do seu aluno, professora Débora assim como os demais professores da área das ciências acreditam no potencial deste alunato.
A problemática da alimentação nos dias de hoje foi abordada, onde os alunos procuraram mostrar os benefícios das frutas, leguminosas e hortaliças, relacionadas com teor de vitaminas que cada ingrediente pode está beneficiando aquela pessoa que procura consumir estes ingredientes.
A química destilada também foi apresentada nos projetos da feira e a procura foi muito grande para os visitantes entenderem a fusão dos vários ingredientes.
Neste processo os alunos passaram a investir nas formas e formulas de como desenvolver os produtos de limpeza através da fusão de alguns produtos químicos, que viessem proporcionar um produto de grande utilidade na limpeza de residências, escolas e escritórios.
A gente ouve muitos discursos de que primeiro é preciso ter um bom laboratório na escola para conquistar alguma coisa. Por outro lado, existem professores que mostram que as transformações surgem quando se confia e investe no aluno.
Estas pesquisas e projetos criados por estes estudantes podem incentivar a curiosidade e estimular o empreendedorismo.
A Unidade Escolar Governador Pedro Freitas formada por seu corpo docente, discente, administrativo e serviços gerais estão de parabéns por seus intuitos alcançados durante todo decorrer deste ano.
PARABÉNS!