Para os cristãos, a ceia natalina está ligada à última ceia de Cristo ao lado de seus discípulos. Porém, segundo a literatura, a Ceia de Natal originou-se do antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos, e esses, juntamente com a família hospedeira, confraternizavam aquela data tão significativa para os cristãos.
O Blog Paulo Craveiro faz registro de algumas ceias de amigos da Sociedade freitense. As fotos foram enviadas pelos amigos para a divulgação deste momento tão sublime.
Família Santos Santana.
Para a comemoração da ceia de natal era preparada bastante comida, composta por diversos pratos. Essa tradição foi se espalhando pelo mundo e cada região acrescentando uma particularidade local, como, por exemplo, a adição do peru na ceia norte-americana, peculiaridade que logo passou a fazer parte dos costumes de outros países,como no Brasil.
A tradição da família Santos e Santana em reunir os familiares para a ceia de natal é algo muito significativo, pois todos acompanham este momento com muita satisfação.
Família Sousa Oliveira
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. O peru é o prato mais tradicional, tendo sido usado desde o século XVI na Europa. Recentemente, no Brasil, o pernil de porco e o frango passaram a estar muito próximos do peru na ceia de Natal
A família Sousa Oliveira sempre se reúne nas comemorações anuais e a ceia de natal se completa com o almoço de natal.
Família Cunha Barbosa
A Ceia de Natal entre as famílias tem o significado de banquete eterno e união entre todos os membros, a ceia vem fortalecer estes laços familiares.
Família Gil Craveiro
A tradição da família Gil Craveiro é o almoço de natal, onde todos se reúnem para uma confraternização em meio a um almoço com diversos tipos de alimentos que vêm da ceia do natal.
Família Costa Farias
O casal Dra. Lúcia Costa Farias e Joaquim Farias têm sua tradição de reunir os familiares para a ceia do natal, este ano evitando as aglomerações a ceia foi bastante reduzida, mas teve sua singela comemoração.
Família da Professora Zaíra Núbia
É um momento sagrado reunir a família para a ceia de natal. Que Jesus possa nos abençoar por este momento tão sublime.