Ronaldo Chaves um expoente de nossa cultura através da música vem ao longo de sua vida aperfeiçoando projetos e sonhos.
“Quantos frutos colhidos a partir do ensino de música em nossa cidade”.
E isso não surgiu por acaso, descende de muita luta e amor pelo que buscamos e queremos. “Sonhador, idealista demais”, “a realidade não é assim”, “é o Zé Projeto”. Ouvi muito isso mas sei que não estou sozinho. Quando estava quase concordando que era idealismo demais, trabalhei para escrever a Lei que criou a Banda oficialmente e a regulou, resultando em projetos federais e estaduais que formalizaram a escola de música Maestro Luiz Santos, aí passei a estar sempre ao lado de pessoas do estado e empresas da indústria da música que também seguem esse princípio e vi que não era idealismo demais, era uma missão que poucos e bons tinham coragem de abraçar.
E em breve terei novas ferramentas (sou especialista na área, e serei, com fé em Deus, musicoterapeuta) pra lutar pela causa com ajuda de meus companheiros, é claro, que apesar das agruras que vivencio em família, não me deixam padecer. Nos últimos anos tenho notado um crescimento de iniciativas independentes que tem esse mesmo intuito, que vê essa missão da arte e da cultura em nosso município.
É uma sorte ter amigos que estão também nesse contexto. A movimentação da Banda Estrela Do Norte e da E.M. Maestro Luiz Santos, por serem reconhecidos já em boa parte do estado, é um passo para que a educação para as artes se fortaleça e tome fôlego para se atualizar, encontrar novos caminhos em um mundo tão conturbado, ágil, tecnológico e cheio de nuances.
Que grandes e bons frutos sejam colhidos desse novo momento. Que nós, mestres e alunos, estejamos prontos a abraçar a causa e contribuir para o sucesso da empreitada, que certamente não é fácil, mas essencial para a evolução do ensino, da nossa música e demais bens culturais.
Optar pela música é um risco, muitas vezes nossas famílias gostaríamos que fossemos médicos ou engenheiros. Se nossos munícipes assumem esse risco, vamos assumir o risco dessa mudança por eles. Para oferecer algo ainda melhor e honrar seu esforço.
Diz o ditado que ‘God favors the bold and strong of heart’ (Deus favorece o corajoso e de forte coração). Acredito firmemente nisso.
Ronaldo Chaves