Padre Eduardo Doughert Presbítero da Igreja Católica, Presidente da Associação do Senhor Jesus e Rede Século 21. Com o propósito de utilizar a televisão para anunciar o Evangelho, em 1981 fundou a Associação do Senhor Jesus, que desde o seu início é mantida por sócios contribuintes que, acreditando nesta proposta, investem seu dízimo como evangelizadores, sem saírem de suas casas. Simultaneamente, em 1989, iniciou também a Fundação Século 21, com o objetivo de receber a concessão de um canal de televisão.
Através destas obras fundadas e presididas pelo padre Eduardo, ele recebeu em 1999 do Ministério das Comunicações a concessão de um canal educativo que batizou de TV Século 21, a qual está hoje no ar 24 horas por dia além de marcar presença em mais de 60 TVs a cabo em todo o território nacional. Padre Eduardo aos 83 anos de idade está iniciando e desenvolvendo um trabalho audacioso de evangelização através da internet.
Neste dia 24 de Janeiro de 2024, Padre Eduardo fez uma visita à APAE de José de Freitas-PI. Inicialmente a vinda do padre ao Piauí teve o objetivo de fazer entrega de algumas doações e celebrar duas missas. A APAE de José de Freitas foi a quarta instituição social a ser visitada pelo padre, pois foi beneficiada com a Campanha Sob a Proteção de Maria. O Padre Eduardo Dougherty e a equipe da Rede Século entregaram, no dia 24 de Janeiro, os bens da ação social da campanha “Sob a Proteção de Maria”, realizada em 2023 em prol da construção da primeira igreja dedicada à devoção das Mãos Ensanguentadas de Jesus.
A entidade assistencial contemplada foi a APAE de José de Freitas, dedicada ao cuidado e atenção às pessoas menos favorecidas, com deficiência intelectual e múltipla. A instituição, sem fins lucrativos, possui uma equipe multidisciplinar com psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, neuropediatra e ortopedista que atendem com amor e por amor aos pacientes.
Padre Eduardo foi recebido com festa por todos os funcionários da APAE, assim como por Fernanda Paiva, presidente da sede de José de Freitas; Keila Linez Santana, presidente estadual da instituição, pelo Pe. Gilcimar de Lima Machado, pároco da paróquia de Nossa Senhora do Livramento, da Diocese de Campo Maior, Monsenhor Paulo Matheus da Paroquia do Rosário,Superintendente da APAE, Livramento Rocha, Vereador Roberval Santos, Secretária de Cultura Jardelina Melo, diretores da APAE, alunos e pais de alunos.
No estado do Piauí, existem 45 APAE’s que realizam um trabalho árduo e desafiador, pois toda a verba que mantém as instituições vem de doações, parcerias e projetos de pessoas que acreditam na missão da entidade, como ressaltou a presidente estadual, Keila:“É gratificante o trabalho que realizamos! Estamos aqui nos dedicando com amor e por amor e quando acontece um momento como o de hoje, todas as APAE’s ficam felizes”.
Uma curiosidade apresentada por Keila foi a explicação da marca da instituição que resume toda a missão. Ela disse:
“O símbolo da APAE é uma margarida cercada por duas mãos que significa o amparo e a proteção. Essa é a nossa certeza de que estamos sempre amparados e protegidos pelas pessoas que querem o nosso bem e o bem de todos”.
A gratidão é o sentimento estampado nas camisas dos colaboradores da APAE José de Freitas e também nos sorrisos de todos que estavam presentes na entrega dos bens. Assim foi o agradecimento do Pe. Gilcimar ao Pe. Eduardo, que disse:
“Obrigado Pe. Eduardo pela Associação do Senhor Jesus! Que Deus lhe dê força e coragem para que, a partir da sua missão, possa continuar a fazer o bem.”
Padre Eduardo, emocionado com o momento e com o trabalho realizado, louvou e agradeceu a Deus pelo trabalho de caridade da instituição. Ele disse:
“Eu fico emocionado ao ver as obras de caridade que as pessoas fazem! Nós fizemos uma campanha para fazer uma igreja e sorteamos entidades que fazem o bem e foi a Divina Providência que escolheu aqui. É uma alegria estar aqui, com vocês! Parabéns APAE José de Freitas.”
Indicação de uma paroquiana da cidade
A campanha “Sob a Proteção de Maria”, assim como todas as outras campanhas para a construção da Igreja MEJ, abre espaço para que os sócios possam indicar entidades assistenciais que cuidam de pessoas para receber a doação de bens materiais necessários. São sorteadas 4 instituições em todo o Brasil a cada ação social da campanha.
A APAE José de Freitas foi indicada por uma sócia fiel e devota das Mãos Ensanguentadas de Jesus, também paroquiana da igreja de Nossa Senhora do Livramento, a senhora Maria Antônia Viana. Infelizmente, a D. Maria Antônia, por motivos de saúde, não conseguiu estar presente na entrega dos bens, mas enviou sua filha, Janaína Viana, para representá-la, que disse:
“Minha mãe ficou muito feliz em saber que a instituição que ela ama e indicou foi a sorteada! É uma alegria que não cabe no coração dela”.
Padre Eduardo ainda conheceu e fez a benção do Centro Poliesportivo Rosa Carvalho da APAE de José de Freitas, recebeu alguns souvenirs, como lembrança e recordação da entidade. O evento teve transmissão ao vivo pela rede século 21. Ao final foi servido um almoço para o Padre Eduardo sua equipe e alguns convidados. Esta visita de Padre Eduardo foi uma graça de Deus, muitos seguidores do padre estiveram presentes e fizeram muitas fotos ao lado do padre, foi um momento de grande benção para a cidade de José de Freitas-PI.
Um banner de gratidão foi exposto pela APAE de José de Freitas, à Senhora Maria Antônia Viana que é membro da diretoria da entidade e a principal motivadora do evento.