- O Psicologo Dr. Jaelton Jackson que já tem uma vasta experiencia com este trabalho , hoje em que se comemora o “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio,” concedeu entrevista ao Programa Informativo APAE falando sobre o assunto.
O Programa Informativo APAE é apresentado por este blogueiro Paulo Craveiro, onde passamos informações precisas para nossos ouvintes, relevantes aos trabalhos desenvolvidos pela APAE de José de Freitas-PI.
Inclusive todos estão convidados para participarem de uma palestra que acontecerá amanhã(11), as 9h no auditório Ismar Paiva na APAE, com vários profissionais falando sobre o assunto. Suicídio.O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a Aids e muitos tipos de câncer, porém pode ser prevenido em 9 de cada 10 casos. O movimento Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, iniciado em 2015, visa sensibilizar e conscientizar a população sobre os meios para a prevenção e a importância do acesso a informações confiáveis, preconizadas pelo Ministério da Saúde. E também pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Geralmente a sociedade responde a essas atitudes com o véu do silêncio, como se estive lidando com um tabu, ou seja, um assunto sobre o qual deve pairar, com a cumplicidade implícita de todos, um voto de não discussão, de negação do debate e de um mergulho mais profundo em seus meandros. Mas em alguns lugares, como, por exemplo, nos Estados Unidos, ele é considerado um problema social, e muitas vezes também de saúde pública, já que suas estatísticas apontam altos índices de ocorrência. Anualmente acontecem por volta de trinta mil mortes por suicídio, enquanto as tentativas, que nem sempre visam a morte, revelam um grau de ocorrência 8 a 10 vezes maior. O suicídio é simplesmente a oitava causa mortis neste país.