Domingo dia 11 de agosto de 2024 na programação do Festejo de Nossa Senhora do Livramento a Igreja Celebra Missa em Ação de Graças pela Educação, ainda comemora o dia dos pais. O dia da Educação teve inicio com uma linda procissão, saindo da Escola Municipal Padre Sampaio até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento. A procissão era formada por alunos e professoras das escolas municipais, estaduais, particulares e o IFPI.
Secretária de Educação-Professora Flaviana Barbosa Alvarenga
No inicio da missa houve a entrada com as representações das entidades educacionais. A Secretária de Educação Flaviana Alvarega representava as demais escolas do município.
Representantes do IFPI- Márcia e Everton Gaspareto
Diretora do CETI Pedro Freitas- Jacquelane Carvalho
Diretora do CETI Ferdinand Freitas- Marinete Dias
Instituto Nossa Senhora do Livramento-Conceição Alves
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-APAE- Escola Especial Corina Freitas- Professora Rosário
Diretor do CETI Antônio Freitas-Areolino Francisco
Educandário Santo Elias- Elza Coutinho
Escola Mestre Chico da Costa- Zuza Morais
Coordenadora da UAPI- Rejane Carvalho
Procissão com os Alunos e Professores
A Missa em Ação de Graças Pela Educação foi celebrada pelo Padre Francisco José, tendo como comentarista Tomé Neto com apoio da Professora Livramento Carvalho. O Coral de animação foi o Bela Canção.
As Leituras
1ª Leitura foi feita por uma aluna do IENSLI
2ª Leitura feita por uma aluna da Escola Municipal Francisco Camilo
Padre Francisco José fez a Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 6,41-51
Naquele tempo,os judeus começaram a murmurar a respeito de Jesus, porque havia dito:
“Eu sou o pão que desceu do céu”.
Eles comentavam:
“Não é este Jesus, o filho de José?
Não conhecemos seu pai e sua mãe?
Como então pode dizer que desceu do céu?”
Jesus respondeu:
“Não murmureis entre vós.
Ninguém pode vir a mim,se o Pai que me enviou não o atrai.
E eu o ressuscitarei no último dia.
Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus.’
Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim.
Não que alguém já tenha visto o Pai.
Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai.
Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna.
Eu sou o pão da vida.
Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram.
Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá.
Eu sou o pão vivo descido do céu.
Quem comer deste pão viverá eternamente.
E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.
Palavra da Salvação
Gloria Vós Senhor!
A Oração dos Fiéis (As Preces), foram feitas por alunas do CETI-Pedro Freitas
As Ofertas
-Entrada da Aluna do IENSLI com as Rosas—HELISSA FERNANDES
-Pão; tem um grande simbolismo na Bíblia, ele representa o alimento básico, sustento e provisão, ele representa o corpo de Cristo a unidade e comunhão.
-Uvas; A uva é amassada para liberar o seu sumo, que será guardado com carinho pelo viticultor em grandes cubas, para ser fermentado, e dali sairá aquele precioso líquido que “é o júbilo da alma e do coração” (Eclo 31, 36): o vinho.
-Vela; a vela evoca o próprio Cristo como Luz do mundo. A vela acesa simboliza Cristo Nosso Senhor, porque a cera significa a sua Carne e o fogo, a Divindade.
1-Movimentos Pastorais; são serviços, ações, trabalhos desenvolvidos pela Igreja. Não se resume em grupo de pessoas, mas em ações organizadas e dirigida pela Diocese e Paróquia para “atender” determinada situação em uma realidade específica.
2-Comunidades; As Comunidades Católicas são formadas por grupos de pessoas que compartilham a mesma fé e buscam viver a mensagem do Evangelho seguindo os ensinamentos da Igreja Católica.
3-Grupos de Orações; Os Grupos de Orações podem estar presentes numa diocese, paróquia, capela, mas também em colégios, universidades, presídios, empresas, fazendas, condomínios, residências etc. Eles estão presente em todos os lugares possíveis para anunciar que Jesus Cristo vive e é o Senhor.
4-Missionários; são pessoas dedicadas a levar a mensagem do Evangelho a diferentes regiões e culturas ao redor do mundo. Eles têm a missão de compartilhar a fé cristã, converter novos adeptos e ajudar a expandir a igreja.
5-Catequese; é uma ferramenta de ensino. É uma explicação concisa das crenças católicas. E inclui citações de muitas encíclicas papais, documentos do concílio da Igreja, e Escrituras.
6-Comissão dos Festejos; é um conjunto de pessoas que se reúne em favor de uma causa, auxiliando o Padre na organização das atividades do festejo, normalmente tem vida pastoral ativa.
7-Campanha das Rosas; é uma campanha criada pela Igreja de Nossa Senhora do Livramento, com o slogan “Doe uma Rosa”. A doação de valores pra a compra de rosas naturais tem o intuito de manter o andor e a igreja de Nossa Senhora do Livramento sempre bem ornamentado com flores naturais, esta campanha se estende também durante o festejo do Glorioso São Francisco.
8-Conselho Paroquial. é um organismo criado para gerar representatividade e participação na ação evangelizadora de uma ou várias comunidades. Seu objetivo é ser um instrumento de comunhão eclesial, de convergência dos objetivos evangelizadores e lugar para estabelecer uma conexão e diálogo pastoral capaz de irradiar toda a ação evangelizadora na região onde este povo é chamado a evangelizar.
Mensagem Final
Ao final da missa a Secretária de Educação, Professora Flaviana Barbosa Alvarenga fez sua mensagem.