Blog Paulo Craveiro News

EVENTOS, SOCIEDADE & CIDADE

“Literatura Freitense” um Livro Lançado pelo Clube do Livro de José de Freitas

O Clube do Livro da Cidade de José de Freitas lançou neste dia 06 de Junho de 2024 seu primeiro fruto, o livro “Literatura Freitense”, um trabalho que veio valorizar os escritores freitenses.

O lançamento do livro aconteceu na Plenária da Câmara Municipal de José de Freitas, Palácio Antônio Florêncio, no centro da Cidade de José de Freitas. A noite foi muito iluminada, pois muitas estrelas da área da literatura e da cultura compareceram ao evento. A plenária da Câmara Municipal ficou lotada com os amantes da leitura e os apreciadores da história freitense.

Os escritores que compõem o Clube do Livro de José de Freitas estavam radiantemente felizes com o lançamento deste primeiro trabalho, que dentro de um ano se tornou realidade.

Escritores do Clube do Livro presentes: Antônio Pinto, Fernando Freitas, Yarema Alves, Neguinha Rocha,Gilmar Leite e Paulo Craveiro.

Para o lançamento do livro compareceram: O Presidente da Academia Freitense de Letras, Dr. Elias João de Sousa Lima; A Escritora Professora Amparo Holanda e seu filho escritor Alan Holanda; O Escritor Franco Delano que reside no Rio de Janeiro; Frederico Rebelo da Academia de Letras de Miguel Alves; escritor Zito Cruz; Doutora em letras Maria Lemos; escritor Ronaldo Chaves.

Ainda estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal vereador Tiago Pinto, o qual cedeu gentilmente a Câmara Municipal  para a realização do evento. O vereador Roberval Carvalho, vereador Dante Freitas, estiveram presentes.A  representante da OAB no município de José de Freitas, advogada Milena Craveiro; advogado Francisco Alves; Presidente da Associação Coletivo Cabelo de Axé, Geovania Vilarindo; Professora Isabel Carvalho, Dr. Ferdinand Freitas Neto, Alfredo Holanda. Os representantes da Secretaria de Educação, Diogenes Pinto, Paulo Campos, professoras da rede municipal de ensino. A Fundação Municipal de Cultura foi representada por Francisco Carlos(Mimi), que também é escritor e pertence a AFL.

Durante o evento aconteceu um momento cultural com as seguintes atrações:

A Estudante Maria Ingrid Silva Gonçalves, aluna do 8º ano A da Escola Municipal Padre Sampaio contou sua história desde o nascimento até os dias  atuais em forma de cordel. (Projeto Cordel do Padre)

A Estudante ANA LAÍS, aluna do  3º ano  do  CETI Pedro Freitas, apresentou o Poema a África que Habita em Nós.

O Cerimonialista e escritor Paulo Craveiro iniciou a noite com o seguinte texto

Literatura freitense, valorizando nossos escritores.

A ideia da construção desse  livro, foi para divulgar a literatura freitense e torná-la de conhecimento público, notadamente os escritores com representatividade baseada em suas obras. Nas pesquisas para construção do livro, surpreendeu o grande número de escritores com livros publicados, e de todos os gêneros literários: romance, história, conto, crônica, poesia, poema, cordel, genealogia, acadêmico, memória, autobiografia, biografia entre outros. Outra informação extraído das pesquisas, também de grande valia foi descobrir o começo da literatura freitense, marcada pelo romance “Ataliba o Vaqueiro”,  de 1878 de Francisco Gil Castelo Branco, um livramentense/freitense, nascido na fazenda Contendas e que se tornou uma das mais altas expressões da literatura do Estado do Piauí.

Também muito orgulho e mais motivação para nós do clube do livro de José de Freitas, é saber que a literatura freitense conta com seis escritores na Academia Piauiense de Letras-APL. Considera-se no livro as obras produzidas por escritores filhos da terra, nascidos ou não no município, e residentes ou não em José de Freitas, sem perder a legitimidade da ligação com este município.

O livro Literatura Freitense foi beneficiado pela lei Paulo Gustavo com apoio da Fundação Municipal de Cultura. Os agradecimentos à gestão municipal e a todos da Fundação Municipal de Cultura.

Todos os escritores do Clube do Livro presente fizeram seu pronunciamento e ainda Dr. Elias da AFL, Franco Delano e Frederico Rebelo escritores de outras academias e Amparo Holanda da AFL, Diogenes Pinto da SEMED. Ao final houve a venda de livros e foi servido um coquetel.

O evento contou com animação do Músico João Paulo do Sax, o qual fez a recepção dos convidados com uma excelente animação. Contou com a presença da Cantora Cris Silva, da artesã Joana Morena; Assunção Felipe representando a escritora Irmã Francisca, a Presidente do Projeto é Dando que se Recebe, Lúcia Craveiro.

DESTAQUES

vereador_rummenigge
Vereador Rummenigge Rocha
2021 a 2024

DESTAQUES

vers 11
Vereador Roberval Santos
2021 a 2024

Copyright© 2019-2022 - Paulo Craveiro News - Todos os direitos reservados.