Yarema Alves é uma vereadora que defende diversas pautas, sendo que uma delas é estimular o respeito e o zelo pela natureza. Recentemente a vereadora encabeçou três iniciativas acerca do tema que foram positivadas em leis e decreto.
Em julho de 2023 sugeriu, por meio da emenda 02/2023, uma alteração no artigo 215 da lei orgânica do município de José de Freitas-PI, onde é vereadora, e teve sua propositura aprovada por unanimidade na câmara municipal. Tal alteração assegura a natureza como sujeito de direitos.
Em agosto de 2023, a vereadora também levou até ao prefeito da cidade, o sr Roger Linhares, a proposta de criação do decreto ambiental “Selo Ouro Barragem de Bezerro” com a finalidade de certificar entidades públicas e privadas que adotarem práticas sustentáveis em José de Freitas. O prefeito acatou a ideia e sancionou o Decreto Municipal Nº 243/2023, de 17 de agosto de 2023.
Ainda em agosto, a vereadora levou ao deputado estadual Francisco Lima a proposta de criação do Dia estadual da Natureza. A proposta foi aprovada também por unanimidade e sancionada pelo governador, resultando na promulgação da Lei Estadual Nº 8.199, de 01 de novembro de 2023 que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Piauí o “Dia Estadual da Natureza”.
Essas conquistas teve um reconhecimento à nível da Organização das Nações Unidas (ONU), que publicou em seu site harmony with natureun uma matéria a respeito mencionando todos os protagonistas dessa história. O nome da cidade e do estado foram divulgados mundialmente destacando o pioneirismo nesse tipo de iniciativa. A repercussão só aumenta e em breve outros acontecimentos relativos a esse trabalho estão agendados.
Link da matéria: www.harmonywithnatureun.org/rightsOfNature/
Abordada para falar a respeito da repercussão, a vereadora comentou:
Esse reconhecimento é uma grande conquista, não só para mim, mas para a cidade de José de Freitas e para o estado do Piauí. Os Direitos da Natureza por aqui agora é lei, marcando um compromisso ainda mais sério do poder público e da sociedade com a preservação da natureza.
Sempre procurei respeitar a natureza e o que ela tem a me oferecer de melhor. Sou ativista da causa animal e essa foi uma das minhas pautas de campanha, mas desde antes a defendo, até porque acredito que temos que procurar viver em harmonia com a natureza e isso é para o bem da própria humanidade.
Uma natureza desequilibrada causa transtornos incalculáveis à existência de todas as vidas na terra, não só ao ser humano, que infelizmente é o culpado de toda essa degradação. Faz-se necessário frear essas ações, para que possamos viver em um meio ambiente mais harmonioso com o restante da natureza, com saúde, usufruindo, de forma responsável, dos recursos que a ela nos oferece.
Precisamos entender que não somos donos da natureza, mas que fazemos parte dela. É nosso dever preservá-la para garantir sua existência e a de gerações futuras.
A vereadora faz questão de destacar que não construiu isso sozinha, mas que partiu de um esforço coletivo que, além de sua equipe de assessores, envolve, de maneira especial, os brilhantes advogados Ian Cavalcante, Igor Miranda e Dra. Mariana Santiago, assim como a Associação Motirô e a Incubadora Solidaria INSOL/Unimar. Também destacou a importante colaboração dos vereadores e de Roger Linhares – prefeito de José de Freitas-PI, do Dep. Francisco Limma e do Sr. Themístocles Sampaio – governador em exercício no momento da sanção da lei estadual.