Neste ultimo sábado 23/12/2017, a igreja celebrou a missa de encerramento das novenas de Natal que aconteceram na cidade de José de Freitas-PI.
O Pároco Gilcimar de Lima Machado é quem fez a celebração.
Padre Gilcimar acompanhado dos coroinhas e da comentarista Maria Saraiva celebrou a missa aos fies com a história de São José e o nascimento do menino Deus, foi mais uma preparação espiritual para que todos os presentes pudessem está de espirito pronto para a comemoração do dia do nascimento de Jesus Cristo, “O Natal”.
As novenas de natal passaram a acontecer na cidade onde os envolvidos passaram a convocar seus familiares e formar com eles pequenos grupos de Novena ou convidar nove famílias programando com elas cada dia da Novena de Natal. O ideal das novenas de Natal é que cada encontro seja realizado na casa de uma delas. Contudo, se não há possibilidade de abençoar cada moradia, escolha um local de encontro que seja agradável para todos. A Novena é um instrumento de Evangelização. Por isso, é bom fazê-la na casa daqueles que não frequentam a comunidade ou convidá-los para participarem. Fazendo com que todos sejam bem-vindos e sintam-se à vontade para participar.
Cerca de quarenta famílias de toda comunidade participaram das novenas segundo o Pároco Gilcimar. “As Novenas de Natal são uma bela experiência de pastoral popular no Brasil. Bem em sintonia com o tempo litúrgico do Advento, elas estimulam a conversão aos caminhos do Senhor, despertam para a espera vigilante e dispõem a acolher com alegria o Deus que veio, que vem continuamente e que ainda virá, conforme Jesus prometeu.” (Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer – Arcebispo de São Paulo).
Entre as varias residências que receberam a imagem do menino Deus para a realização das novenas, muitos delas fizeram encenações com crianças para louvar ao menino Jesus. Toda celebração litúrgica só é bem celebrada se é bem participada. A boa participação não depende apenas dos belos ritos, enfeites e cantos, mas principalmente da fé e da piedade de cada participante.
As crianças como simbolo de pureza, foram instrumentos de adoração e louvor na celebração das novenas de Natal. Existem muitos modos de se preparar para participar bem da liturgia do Natal. Uma delas é a Novena de Natal. É uma forma de rezar juntos sem depender da presença do sacerdote. O primeiro valor da Novena é a reunião de dois ou mais em nome do Senhor, em que Jesus prometeu que estaria sempre presente (Mt 18,19-20). Basta a imagenzinha do Menino Jesus e uma Bíblia para que você promova a sua Novena do Natal.
A missa aconteceu na igreja de São Francisco das Chagas, onde os representantes dos familiares e ou responsável pela novena foram participar da celebração da missa de encerramento das novenas de Natal.
Padre Gilcimar em sua homilia relatou a história do encontro das famílias e como ocorreu o nascimento do menino Deus em meio às dificuldades que foram enfrentadas. Ainda na missa foram abençoados todos os fies que estavam presentes na igreja quando foi aspergida água benta sobre os mesmos.
Oração Final
Menino Jesus, estamos esperando por Ti, estamos nos preparando para o Teu Natal, estamos querendo que este seja também o nosso. Nesse sentido, a liturgia nos apresenta a parábola dos dois filhos, mostrando-nos qual deve ser nossa atitude e nossa relação contigo, indica-nos que não é questão de dizer ‘sim’, mas, depois, não fazer nada.
Tu nos mostras que a fé não é questão de saber coisas, mas de viver e fazer o que Tu nos pedes.
Menino Jesus, neste dias antes do Natal, ajuda-nos para que sejamos sinceros com nós mesmos, que saibamos ver e conversar como casais, em família, aquilo que não está bem, o que está nos dividindo, o que vai desgastando o amor, aquilo que nos leva à rotina. Menino Jesus, concede-nos a graça de saber deixar o que não nos fazem felizes e o que faz mal aos demais. Ajuda-nos que, em Teu Natal, nos renovemos e saibamos recomeçar, que tenhamos o valor de viver o que Tu nos pedes, que vivamos a nova vida que Tu nos traz e assim poder celebrar um Natal diferente, cheio de amor e paz, de ternura e gozo como foi o Teu.
Que assim seja.
O Pároco Gilcimar de Lima Machado deseja a todos “Um Feliz Natal”.