Blog Paulo Craveiro News

EVENTOS, SOCIEDADE & CIDADE

Ex-prefeito Ary da Costa Carvalho é Homenageado com Missa por seus 114 Anos

Liturgia da Esperança
37 Anos do
Encontro Definitivo com o Pai

Neste dia 8 de fevereiro de 2025, foi celebrada uma missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento em ação de graças pela passagem de aniversário de vida (caso estivesse vivo) do ex-prefeito Ary da Costa Carvalho.

A missa foi um pedido de Maria Lúcia Laurindo das Neves e família e teve como celebrante Padre Valdeci Alves de Oliveira. A celebração da missa contemplava os 114 anos do nascimento de ex-prefeito Ary da Costa Carvalho.

A missa foi celebrada justamente no dia do nascimento de Ary Carvalho, dia 08 de fevereiro, pois ele nasceu em 08 de fevereiro  de 1911, neste dia 08 de fevereiro de 2025, estava completando 114 anos.

O Comunicador, Professor e Escritor Paulo Craveiro leu a Biografia de Ary da Costa Carvalho

Biografia de Ary da Costa Carvalho

Nascido em 1911 na cidade de José de Freitas,  filho de José Alexandre Carvalho Sobrinho (Cazuza Alexandre) e Lina Generosa Castello Branco (Sinhara Costa). Fazendeiro e proprietário de muitos imóveis.
Era solteiro e gostava muito de viajar. Elegeu-se pela primeira vez, para a Prefeito da Quinta Legislatura – 31/01/1963 a 30/01/1967. Pelo Partido PSD. Tendo como seu vice-prefeito, seu cunhado: Antônio Craveiro de Melo – PSD.
Os reflexos do rompimento de José Chaves, com o Prefeito Ferdinand Freitas, tiveram seu prolongamento até essa campanha eleitoral de 1962. Onde pela primeira vez uma mulher disputa uma eleição, pois antes tivemos uma Prefeita nomeada e por pouco tempo. Assim, Isaura de Sousa Chaves (UDN) disputa aquele mandato com o candidato Ary Carvalho (PSD).
Foi uma campanha muito difícil para ambos os candidatos. Não se sabe as razões, mas as apurações foram na cidade de Barras, onde Ary Carvalho foi o vencedor, com larga maioria de votos.
Ary foi empossado no dia 31 de janeiro de 1963.
Ary foi um grande prefeito, nos tempos de poucos recursos, ele era preocupado, com as ruas da cidade, mantendo as sempre limpas, se comportava como além de prefeito, fiscal das obras. Todos o reconheciam como “Rapaz velho”, nutria uma grande amizade com a população, era muito divertido, compartilhava suas alegrias e emoções com todas as tribos, era comum andar a pé pelo centro. Gostava de fazer charme para as moças do seu tempo.
Ainda durante o mandato de Ary, o ex-vereador José Chaves e Ferdinand, entraram em conciliação.
Foi considerada como a maior obra do âmbito administrativo denominado “Mercado Público Municipal de José de Freitas, em 1966, onde a Praça em frente ao mercado público leva seu nome,”Praça Ary Cravalho”. No dia da inauguração, foi um momento histórico na cidade, contou com muitas autoridades, que se fizeram presentes ao grande evento. Onde na celebração desse ato inaugural, em off, Ferdinand Freitas, sugeria a Hugo Napoleão a disputar pelos espaços políticos do estado. O Prefeito Ary Carvalho (1911-1988), perdia a linha de raciocínio diante do microfone. Assim ele escalou o jovem estudante do 4º ano direito Hugo Napoleão do Rego Neto, para fazer a saudação ao governador Petrônio Portela (1925-1980). Hugo no meio do discurso dizia que o povo queria vê-lo no Senado.
Correram-se alguns anos e Ary, volta ao cenário político na Décima Legislatura 01/02/1983 a 31/12/ 1988. Tendo como Prefeito: Ferdinand Carvalho de Almendra Freitas (1920-1985) – 5º mandato – PDS e Vice-Prefeito: Ary da Costa Carvalho (1913-1988) – PDS.
O Prefeito Ferdinand Freitas (1920-1985), não concluiu seu mandato porque foi acometido por uma doença que levou a morte no dia 17 de setembro de 1985. A cidade chora o seu fim. Morria a maior expressão política dos últimos 40 anos, neste município. E a história segue aos novos tempos.
Com a morte de Ferdinand Freitas, assume o Vice-Prefeito Ary da Costa Carvalho. Em seu curto mandato, em parceria com o governo do estado inaugurou o conjunto habitacional Dirceu Arcoverde. Construiu também outra Unidade Escolar Levy Carvalho, escola de 1º grau, localizada na Avenida Governador Lucídio Portela. Esta escola possui seis salas de aula. Foi inaugurada em 11 de março de 1987 pelo governador José Raimundo Bona Medeiro (1930-2017). Construiu também um núcleo de ensino supletivo denominado Anísio de Abreu, para atendimento de alunos que tiveram acesso ao ensino fundamental e médio com idade superior ao período etário considerado regular. O Núcleo de Ensino Supletivo Anísio de Abreu, foi inaugurado também pelo prefeito Ary Carvalho (1913-1988). Em parceria com o governo do estado, construiu o Hotel Municipal, em 1987. O titular Ary Carvalho, também adoeceu e entrou de licença por 30 dias, sendo substituído pelo Vereador Francisco Rodrigues de Sousa, pelo período de 15 de dezembro de 1986 a 13 de janeiro de 1987. Que em seu curto período além das esmiunças fez: construção de abrigos para passageiros, na Rodovia PI – 113; construção da ponte e calçamento na Avenida João Gaioso e rua Juarez Santos, respectivamente.
O Prefeito Ary Carvalho ainda governou o município de 14 de janeiro de 1987 a 18 de março de 1987. A partir desta data assume interinamente o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Antônio da Costa Carvalho Filho (1929-2019), pelo fato do agravamento do quadro de saúde do Prefeito. Após seis meses de impedimento Ary não voltou à Prefeitura, falecendo no dia 29 de novembro de 1988. Desse modo Antônio Carvalho, passa a ser titular do cargo de Prefeito do município. (Texto do Escritor Antônio Pinto)

A missa teve como comentarista Jorge Moreira e a animação ficou com o músico Jailson Chaves. O aposentado Zezinho Santana muito conhecedor da vida do ex-prefeito Ary Carvalho fez seu depoimento falando sobre a vivência do mesmo.

DESTAQUES

vereador_rummenigge
Vereador Rummenigge Rocha
2021 a 2024

DESTAQUES

vers 11
Vereador Roberval Santos
2021 a 2024

Copyright© 2019-2022 - Paulo Craveiro News - Todos os direitos reservados.