Blog Paulo Craveiro News

EVENTOS, SOCIEDADE & CIDADE

Diácono Antônio Primo Celebra seus 80 Anos.

Nesta terça feira dia 15 de maio de 2018, o Diácono Antônio Primo reuniu entidades eclesiástica, familiares e amigos para celebração de uma missa em ação de graças pela passagem de seus 80 anos.
A família se fez presente para prestigiar e agradecer a Deus por este momento único e de suma importância na vida de cada um deles.
A missa  aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento e foi presidida pelo Bispo Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, que veio com exclusividade para a celebração desta missa e ladeado por vários Padres entre eles: Padre Gilcimar, Leandro , Francisco Alves, Lizardo, Alcindo, Eduardo, Rafael…entre outros. No inicio da celebração foi lido uma Biografia do Diácono feito por sua nora Professora Elles Regina.
Os familiares fizeram as orações em ação de graças e a primeira leitura, já a segunda leitura foi feita pelo Padre Gilcimar.
O Bispo fez a homilia onde foi falado sobre a vida do Apóstolo Paulo, principalmente a sua bravura, determinação, coragem e amor  ao Senhor Deus, desta forma o Bispo fez uma relação da trajetória da vida do Diácono com o Apóstolo Paulo.
No final da missa foi feita uma homenagem por Francisca que é sobrinha do Diácono e os agradecimentos do próprio Diácono e também do Bispo e do Padre Gilcimar.
Estiveram presentes Prefeito Roger Linhares, vice-prefeito Antônio Abreu, os familiares e amigos de comunidades e de nossa cidade de José de Freitas-Pi.
O coral de animação foi o coral “Homens do Terço”, e os comentários da missa ficou por conta do professor Francisco Oliveira.
O Diácono Antônio Primo em seus agradecimentos deu sugestões de como viver bem e conseguir a longevidade, além de agradecer a Deus por toda sua trajetória de vida e por ter conseguido chegar onde está hoje, dentro de sua vida religiosa.
O Bispo Dom Francisco de Assis fez seu pronunciamento de encerramento da missa de ação de graças, abençoou a vida do Diácono, todos os presentes, assim como nossa cidade de José de Freitas-PI. Em seguida foi servido um coquetel para os presentes no Espaço do Salão Paroquial, onde foram cantados os parabéns.

Biografia de Antônio Primo da Costa

Excelentíssimo Reverendíssimo Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, Bispo da diocese de Campo Maior Piauí, padres, autoridades civis e militares, senhoras e senhores aqui  presentes, gostaria de relatar a trajetória da vida do Diácono Senhor Antônio Primo da Costa que hoje, em 15 de maio de 2018, têm o privilégio de completar 80 anos de vida, sendo um servo fiel a Deus.
Nascido em Madeira Cortada, município de José de Freitas Piauí,  filho de Manoel Lili e Antônia de Abreu, ambos camponeses, sendo ele, o oitavo dos 11 filhos do casal.
Foi batizado em Maio de 1938, no Município de Campo Maior-PI, tendo como padrinhos José de Souza e Maria da Mata (in memória). Recebeu a primeira comunhão em José de Freitas-PI, com Padre Mateus e foi crismado em Cabeceiras, tendo como padrinho Luiz José de Souza.
Aos 7 anos de idade, Primo iniciou seus estudos no Colégio Estadual tendo como professora a senhora Maria Nemésia Cardoso e simultaneamente trabalhava na lavoura com seu pai e irmãos para ajudar no sustento da família. Em 1953, mudou-se com seus pais para localidade Araripe e depois Cajueiro, em nenhuma dessas pode continuar seus estudos por carência de escolas. Mas, em 1960, muda-se novamente, agora para Fazenda São Domingos, onde teve a oportunidade de retomar seus estudos na escola estadual Américo Celestino, tendo como Professora Maria dos Prazeres Santana, casando-se com ela em 1961. O casal não teve filhos biológicos, mas criou uma filha, Denise Maria (in memoriam) e receberam a tutela de um afilhado, Onezino e de um sobrinho, Celso. Desde convívio familiar,  foram concebidos sete netos: Janice, Júnior, Joyce, Luís Eduardo, Ana Beatriz, Yasmin e Mariele.
Em 1969, António Primo é convidado pelo Serviço de Extensão Rural do Piauí -ANCAR, a participar de um treinamento sobre saúde na Fundação de Saúde (SESP), passando então a trabalhar como atendente de enfermagem no posto de saúde da Fazenda São Domingos.
Em 1971, presta exames e admitido no Ginásio, concluindo o primeiro grau em 1975, no Ginásio Moderno Estadual Antônio Freitas. De 1976 a 1978, concluindo o segundo grau cursando contabilidade na Unidade Escolar Senhor Carvalho.
Em agosto de 1977, é aprovado em um Concurso Público Federal da Fundação de Saúde(SESP), para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais, exercendo-o durante o um ano e oito meses. Porém com seu espírito empreendedor e ousado, pede demissão do emprego e monta seu próprio negócio, um escritório de contabilidade em José de Freitas, o primeiro do município e logo em seguida uma escola de datilografia, exercendo por 17 anos a função de contador e professor de datilografia.
Foi eleito Vereador da cidade de José de Freitas-PI, sendo o segundo mais votado, exercendo o mandato de seis anos de 1983 a 1988. Considerado um vereador constituinte por ter participado do XXI Encontro de Vereadores do Brasil, fazendo parte dos debates e apresentação de proposta para formação da nova Constituição de 1988, hoje em vigor. E em 1992 a 1996, foi Secretário de Administração da Prefeitura desta cidade na gestão do então Prefeito Fernando Freitas, atuando também como Tesoureiro na gestão do Prefeito Pedro Paulo da Rocha dos anos de 2000 a 2004.
António Primo sempre Manteve um diálogo e intimidade com Deus. Diante disso, foi convidado pelo Padre Francisco Alves, hoje Capelão da Polícia Militar de Teresina-PI, a participar de um curso de preparação à Ministro Extraordinário da Eucaristia. Em primeiro de dezembro de 1991, torna-se Ministro da Sagrada Eucaristia, recebendo a bênção e consagração das mãos de Dom Abel, então Bispo da Diocese de Campo Maior-PI, começando a sua trajetória de entrega e a doação total à Deus e sua igreja.
Com a chegada do Padre Duarte na paróquia, logo o leigo Antônio Primo, chama atenção pela sua dedicação e zelo e é então convidado exercer o Ministério do Diaconato Permanente.
Envolvido pelo Ministério do Sagrado, ele busca aprofundar- se neste conhecimento adentrando então por meio de vestibular de 1995, no curso de teologia pela Universidade Federal do Piauí, concluindo-o em 1999.
Depois de uma longa preparação espiritual e teologal, em 21 de dezembro de 1996, Dom Abel Alonso Nunes, pela graça de Deus, o ordena Diácono Permanente, o primeiro Diácono da diocese de Campo Maior. No dia 24 de dezembro, três dias depois de sua ordenação, realiza o batizado de seus netos: José Júnior e Luiz Eduardo, os primeiros de muitos do exercício de seu ministério nas paróquias de Nossa Senhora do Livramento e Nossa Senhora do Rosário, hoje sob a  administração dos  Padres Gilcimar e Francisco Alves, respectivamente.
Dotado  de força, entusiasmo e fé, Diácono Primo, organiza e empreende sua primeira Romaria à Aparecida e Cachoeira Paulista em  São Paulo, no ano de 2005, dando assim a oportunidade a muitos fiéis de realizar o sonho de conhecer e aumentar sua fé visitando o Santuário de Nossa Senhora Aparecida e Canção Nova, que com as bênçãos de Maria e a luz do Espírito Santo, completará em julho deste ano, a décima segunda Romaria realizada por ele.
Em 2017, sofre uma grande perda, sua esposa fiel companheira, intercessora, professora, amiga e a qual sempre o apoio durante 56 anos de vida conjugal, quando a qual veio a falecer no dia 12 de Outubro, coincidentemente no dia de Nossa Senhora Aparecida.
Desde então o Diácono António Primo dedica-se inteiramente e incondicionalmente ao serviço da igreja, integrando-se com o servo fiel a cuidar do rebanho do qual lhe foi confiado.
Informação: Professora  Elles Regina

PARABÉNS DIÁCONO ANTÔNIO PRIMO, DEUS LHE DÊ VIDA LONGA!!!!


DESTAQUES

vereador_rummenigge
Vereador Rummenigge Rocha
2021 a 2024

DESTAQUES

vers 11
Vereador Roberval Santos
2021 a 2024

Copyright© 2019-2022 - Paulo Craveiro News - Todos os direitos reservados.