Os alunos (as) da Unidade Escolar Governador Pedro Freitas levantam a bandeira e vão as ruas como manifesto para a melhoria na qualidade de ensino na referida escola.
Depois de anos e anos a espera de uma reforma na Unidade Escolar Pedro Freitas e o tempo passando sem um retorno agradável para dar um conforto educativo aos alunos, eles resolvem ir à luta para reivindicar direitos.
A paralisação na Unidade Escolar Pedro Freitas promovida pelos alunos da escola começou meia tímida mais começou a ganhar força , tanto por educadores como por entidades envolvidas em educação.
Faixas, cartazes, carro de som,tambores e apitos foram ferramentas utilizadas pelos manifestantes para chamar à atenção da população e dos órgãos gestores da educação em nosso município e Estado.
Nesta quinta feira dia 28 de setembro os alunos da Unidade Escolar Governador Pedro Freitas, na cidade de José de Freitas-PI, apos a espera de anos e anos por uma reforma na escola, por conta do Governo do Estado e sem nenhuma reposta que satisfaça a condição dos alunos estudarem com um determinado conforto, então os alunos resolveram irem as ruas com faixas, cartazes, carro de som e gritando palavras de ordem para chamar à atenção da sociedade e de autoridades responsáveis pela educação em nosso município e Estado.
Os alunos reivindicam melhorias na escola que há tempos não passa por uma reforma para obterem um ensino de qualidade e entre as reivindicações o principal, objetivo dos alunos é conseguirem:
#A climatização da escola, pois a escola já é quente em seu natural e em períodos de altas temperaturas fica impossível a concentração dos mesmos nas aulas e as atuais sala que são ventiladas, não têm condições de refrescar as aulas pois os ventiladores que funcionam nas salas não suprem a necessidade dos mesmos.
#O Transporte Escolar,como a maioria dos alunos residem na zona rural e dependem de transporte para assistirem as aulas o governo paga o transporte escolar, mas a falta no repasse para a empresa responsável por este serviço, muita das vezes os ônibus não fazem o transporte dos alunos prejudicando os mesmos nas referidas aula e sem falar no estado precário dos ônibus que deixam os alunos em péssimo estado ao chegarem na escola.
# A Reforma na Quadra- na escola já existe uma quadra há bastante tempo, que hoje já se encontra em estado de degradação e precisa também de uma cobertura, pois o alunos não têm um espaço adequado para a pratica de uma atividade física entre outros eventos.
A Presidente do SINTE estadual Professora Paulina Almeida, juntamente com a coordenadora do núcleo de José de Freitas, Gorete Carvalho participaram da manifestação, dando apoio aos alunos em sua reivindicações. Quando os alunos pararam na Praça Governador Pedro Freitas, as representantes do SINTE promoveram discurso onde ressaltaram os direitos dos estudantes e as obrigações das autoridades. O professor Pedro Paulo que se fazia presente também relatou as atitudes dos alunos, parabenizando-os, já que ele conhece a entidade de ensino a qual os alunos se referem.
Os alunos reivindicam ainda:
#A qualidade da merenda escolar – os alunos alegam que por morarem bem distante da cidade, saem de suas casas muito cedo e mal alimentados e esperam até as 15 h para serem alimentados pelo lanche que lhes são servidos, mas eis que este lanche é insuficiente para quem terá que retornar para suas casas e quando chegam é por volta das 19 h com muita fome. Assim os alunos exigem uma atenção e assistência por conta do governo do Estado, assim como também uma reforma por completo na Unidade Escolar Governador Pedro Freitas.