A Academia Freitense de Letras, Ciências e Artes, sempre esteve ativa com suas atividades, mas neste dia 1º de fevereiro de 2025, oficializou suas atividades do ano de 2025 com o primeiro encontro. O mesmo aconteceu em sua sede no centro da cidade de José de Freitas-PI.
O primeiro encontro do ano de 2025 contou com uma apresentação da Cofreira, Professora Maria Neri, que abordou o tema “Resiliência”, fazendo uma retrospectiva da trajetória da academia. Tendo em vista que a resiliência é a capacidade de um organismo de retornar ao estado anterior depois da exposição a alguma situação de estresse. E isso pode ocorrer em diversas situações: no trabalho, na escola, no relacionamento com amigos, família ou parceiros. Assim a trajetória foi justamente para mostrar os momentos dificeis e de superações que a Academia Freitense de Letras tem enfrentado.
O encontro foi muito alegre, discutido e participativo. Com propostas para os membros da Academia e felicitando aos aniversariantes do mês de janeiro, Escritor Antônio Pinto e Escritor Gilmar Leite.
O momento também foi de registrar a nova identificação da Academia, uma placa que traz o nome da instituição fincada estrategicamente na entrada do prédio onde funciona a Academia.
Um farto lanche patrocinado pela Confreira e apresentadora do dia Professora Maria Neri, foi servido à todos.