Conselheiros Tutelares neles, são expressas as atribuições como atendimentos a crianças e adolescentes, aconselhamento a seus familiares, requisitar serviços públicos na área da saúde, educação, serviços sociais, previdência, trabalho e segurança, entre outros.
Neste último dia 10 de Janeiro de 2024, o Prefeito Roger Linhares ao lado do Presidente do CMDCA, Francisco Lustosa e toda equipe do Conselho da Criança e do Adolescente e pessoas envolvidas no processo eleitoral dos conselheiros tutelares da cidade de José de Freitas, deu posse aos novos conselheiros tutelar. O prefeito fez seu discurso de agradecimento, parabenizando os conselheiros que conseguiram exito, aos suplentes que poderão ter chance de assumir, parabenizou a advogada Chaiene Fernandes por tão bem conduzir o processo e colocou a gestão pública à disposição para colaborar com os trabalhos dos conselheiros.
Depois de assinar o termo de posse, o prefeito fez a entrega da portaria de cada um dos conselheiros. Autoridades presentes ao evento, Prefeito Roger Linhares, Presidente do CMDCA Francisco Lustosa,Advogada Chaiene Fernandes,Vereadora Lúcia Ribeiro, Vereador Zilzimar Fernandes, Vereador Roberval Santos, Secretário de Obras Pedro Gomes, Presidente da APAE Fernanda Paiva, Secretária de Cultura Jardelina Melo,Representantes do SEMAC Carmem Lúcia Alves e Ana Márcia, Secretário de Meio Ambiente e Turismo Pampa, Secretária Sandra Pinheiro e Conselheiro Joel.
A conselheira Valdisa Barbosa fez o juramento seguida dos demais conselheiros e suplentes, em seguida fez seu discurso de missão e agradecimento. Outros conselheiros fizeram suas falas também e o Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Francisco Lustosa fez seu discurso de encerramento.
A eleição aconteceu dia 1 de Outubro de 2023, sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e sob a fiscalização do Ministério Público para escolha de cinco conselheiros tutelares titulares eleitos e seus suplentes que terão mandato de quatro anos, a contar o início em 10 de Janeiro de 2024, dia em que foram empossados.