Blog Paulo Craveiro News

EVENTOS, SOCIEDADE & CIDADE

II Fórum Nacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência

Começou no início da tarde desta quarta-feira (13), na sede da Seccional paranaense da Ordem, o II Fórum Nacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento, promovido pelo Conselho Federal da OAB em parceria com a OAB Paraná, prossegue até o período noturno.O secretário-geral adjunto da OAB Nacional, Ibaneis Rocha, representou a diretoria da entidade na mesa de abertura do II Fórum. “A deficiência muitas vezes está em quem não sabe reconhecer as diferenças com respeito. Não basta somente ter leis, mas sim conhecê-las para aplicá-las. O que se vê aqui é uma verdadeira defesa da cidadania. Muitas vezes nos isolamos em nosso mundo perfeito e não nos envolvemos em uma luta que, verdadeiramente, é de todos. Sem inclusão e sem defesa de direitos, jamais teremos condições de viver numa sociedade pacífica. O Brasil precisa e deve aprender muito com as pessoas com deficiência, que são exemplos de superação, dignidade e honra”, disse.O presidente da OAB Paraná, José Augusto de Noronha, afirmou que o evento, além da importância para a entidade, tem também um alcance nacional. “É um evento histórico para todos nós”, disse, também prestando homenagem ao presidente da Seccional de São Paulo, Marcos da Costa, que tem prótese em uma das pernas. “Estamos em tempos de Copa, mas este Fórum é a Copa de todas as pessoas com deficiência. É aqui que debateremos, de maneira clara e franca, sobre direito e cidadania, e assim mudar o mundo.” O advogado Dr. Joaquim Santana Neto é o Conselheiro Titular do Conselho Federal da OAB no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência-CONADE, se fez presente a este importante encontro.Josemar Carmerino dos Santos, presidente da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, falou em seguida. “O trabalho feito para que chegássemos aqui hoje, com um fórum de alto nível, foi enorme. Foi e é um esforço conjunto que envolve as comissões, as seccionais, pessoas engajadas e interessadas. Trata-se, portanto, de um tema importante não somente para advogadas, advogados e demais pessoas com deficiência, mas para todo e qualquer cidadão, pois a questão envolve a universalidade”, apontou.O advogado Dr. Joaquim Santana Neto, que é Conselheiro no CONADE e Coordenador da Comissão de Atos Normativos e da Comissão de Monitoramento da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa  com Deficiência e, da Lei brasileira de Inclusão, tem sempre uma participação efetiva no assunto inclusão. Além dos citados, também compuseram a mesa o vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Cássio Telles; o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa; o vice-presidente e o secretário da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Joelson Dias e João Paulo Setti Aguiar.
A professora de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro Izabel maria Madeira de Loureiro Maior profere a conferência magna de abertura, com o tema “A Pessoa com Deficiência como Protagonista da sua Dignidade e Direitos”. Em seguida será lançado o projeto Empregabilidade, para inclusão da advogada e do advogado com deficiência na advocacia.

Referência: Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/56416/comeca-em-curitiba-o-ii-forum-nacional-sobre-os-direitos-da-pessoa-com-deficiencia.

DESTAQUES

vereador_rummenigge
Vereador Rummenigge Rocha
2021 a 2024

DESTAQUES

vers 11
Vereador Roberval Santos
2021 a 2024

Copyright© 2019-2022 - Paulo Craveiro News - Todos os direitos reservados.