O Curso Crescendo e Empreendendo é uma parceria da Prefeitura de José de Freitas, através da Secretaria de Municipal de Educação e SEBRAE. O objetivo do curso é ofertar aos envolvidos na Educação EJA instrumentos para trabalhar em sala de aula estímulos à adoção de atitudes empreendedoras – apoiadas, sobretudo, na responsabilidade, na cooperação, na criatividade, na inovação e na sustentabilidade ambiental – que contribuam de algum modo para a realização pessoal ou profissional do estudante.
O curso teve inicio nesta terça-feira dia 6 de maio de 2025, com duação de três dias, 6, 7 e 8 de maio. A culminância do curso está prevista para esta quita-feira, 8 de maio. Essa solução educacional tem 23 horas de duração, distribuídas nas seguintes temáticas:
- Atitudes empreendedoras;
- Características do comportamento empreendedor;
- Trabalho e negócio;
- Pensando no futuro.
O curso foi organizado pela equipe de gerenciamento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que tem à frente o diretor de Departamento EJA, Professor Diogenes Pinto e o Diretor da Escola Humberto de Campos, Luciano Santana. As atividades acontecem no auditório D. Raimunda Craveiro do Nascimento, da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo o Professor Diogenes Pinto, o curso representa uma oportunidade valiosa para os estudantes. “Nós, nessa noite, estamos iniciando o curso ‘Crescendo e Empreendendo’, fruto de uma parceria da EJA com o Sebrae, que nos apoia nesse projeto que traz benefícios aos estudantes. Muitos alunos já têm habilidades, mas ainda não possuem conhecimento, e conforme vão descobrindo suas capacidades, podem desenvolver atividades comerciais, levar uma ideia adiante, descobrir seus talentos reais e, quem sabe, montar um negócio”, destacou Diogenes.
O curso tem como ministrantes as Consultoras Especializadas do SEBRAE, Hilda Silva e Francisca Rosa e conta com a participação de 40 alunos do curso de Jovens e Adultos da cidade de José de Freitas. A equipe EJA esteve presente na organização e recepção dos participantes, entre eles: Conceição Alves; Aldemira Miranda; Alex Holanda; Muniz, o diretor Luciano Santana e o Diretor de Departamento Diogenes Pinto.
A expectativa é que, ao final do curso, os estudantes estejam mais preparados para transformar suas habilidades em oportunidades de negócios, impulsionando o crescimento econômico e pessoal.